Aí estão algumas dicas para que a amamentação seja um momento prazeroso tanto para o bebê quanto para a mãe:
- O bebê deve ser posicionado na altura das mamas
- A barriga do bebê deve estar encostada na barriga da mãe (barriga-com-barriga). Assim, evitamos que o corpo do bebê esteja voltado para cima e apenas a cabeça esteja voltada para o seio. Além disto, o corpo do bebê deve ficar bem apoiado e não apenas a cabeça.
- O bebê e a mãe devem estar com o mínimo de roupa possível, possibilitando uma melhor movimentação e melhor “encaixe” do bebê no colo da mãe (durante o inverno, o bebê deve ser desenrolado de cobertores e mantas e aconchegado ao seio. As cobertas devem ser recolocadas sobre mãe e bebê. O corpo da mãe é mais quente e transmite o carinho para o bebê)
- A mãe deve estar bem acomodada. Se não estiver em poltrona, coloque travesseiros ou almofadas nas costas. Mantenha os joelhos mais altos do que o nível do quadril. Para isto, pode ser feito uso de um banquinho para acomodar os pés. Preste atenção para não ficar curvada para frente, nem para trás.
- A mãe pode amamentar deitada, sempre cuidando a posição de “barriga-com-barriga”.
- Preste atenção no modo como o bebê pega o seio. A boca dele deve estar bem aberta. Abocanhando não apenas o mamilo, mas parte ou toda a aréola.
- O queixo do bebê deve encostar na mama. A boca do bebê deve estar bem aberta. Os lábios do bebê devem estar voltados para fora, e não curvados para dentro. Você pode encorajar a abertura da boca do bebê estimulando o lábio inferior com o mamilo, e também o queixo com toques suaves.
- A cabeça do bebê deve ficar centrada na mama. Assim, fica apoiada na dobra do braço materno, sem que a mãe tenha q afastar o braço do corpo.
- As mãos da mãe devem ficar livres para segurar o bebê e oferecer carinho durante a mamada. Sendo assim NÃO é necessário que você segure o seio para o bebê sugar. Principalmente pinçando o mamilo e aréola entre o dedo médio e o indicador, pois este meio de pega da mama faz com que o mamilo seja deslocado do céu da boca do bebê, dificultando a sucção.
>>Caso seja necessário apoiar a mama para acomodá-la à boca do seu filho, a melhor forma é segurar com a mão em forma de C. e ainda, assim que o bebê abocanhar a mama ela deve ser liberada. - A mamada não tem tempo de duração. Ou seja, seu bebê pode ficar um bom tempo sugando. Alguns bebês dormem enquanto mamam, mas não necessariamente estão satisfeitos. Para saber, basta fazer movimentos suaves e circulares na bochecha do pequeno. Isto vai acordá-lo e estimular a recomeçar a sucção.
- Se as mamas estiverem muito cheias o bebê não vai conseguir abocanhá-las corretamente. Para que isto não aconteça a mãe pode fazer a expressão manual do leite, amaciando a aréola e esvaziando um pouco a mama antes de oferecer ao bebê.
Para realizar a expressão manual siga os seguintes passos:
- Segure as mamas com as duas mãos, envolvendo-as de maneira que se forme um circulo. Massageie as mamas, com movimentos circulares suaves desde a parte superior dos seios até as aréolas.
- Após alguns minutos de massagem o leite vai começar a ser ejetado. Continue os movimentos até que a mama esteja mais vazia.
- Não aperte os mamilos, pois isto irá impedir a saída do leite.
Fonte: Adaptado de Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde,Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.112 p. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 23)
#aleitamento materno #pega correta