Existem diversas recomendações, muito contraditárias acerca deste assunto! Então, há um tempo tenho feito uma busca nas bases de dados para saber quais as recomendações mais atuais?! E vamos lá!
E, em resumo, encontrei como recomendação mais atual a recomendação do Guideline on Infant Oral Health Care da AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY (publicado em 2013):
A questão de iniciarmos a higiene bucal das crianças se dá pelo fato de principal de prevenção da cárie, e todos sabemos que para evitar esta doença, o mais importante é a formação dos bons hábitos de higiene aliado aos bons hábitos alimentares!
Neste guideline, existem diversas recomendações, inclusive sobre hábitos alimentares e higiene bucal do adulto! Mas vamos manter o foco nos pitocos!! Em resumo – bem resumido mesmo são 4 definições:
1) todas as crianças devem fazer uma primeira avaliação da saúde bucal aos 6 meses de idade
2) a erupção dos dentes pode causar desconforto às crianças e o tratamento dos sintomas pode incluir uso de analgésicos e mordedores “gelados” – contudo os analgésicos devem ser desencorajados
3) Medidas de higiene oral devem ser implementadas no momento da erupção do primeiro dente decíduo. A limpeza dos dentes do lactente deve ser realizada com escova macia, apropriada ao tamanho da boca do bebê, e deve ser feita pelos pais, pelo menos duas vezes ao dia. O fio dental deve ser utilizado quando a superfície dos dentes não mais puder ser limpa com a escova.
4) Diversos estudos epidemiológicos mostram que o leite humano e o aleitamento materno proporcionam saúde geral, nutricional, de desenvolvimento, psicológico e social, e ainda diminui a incidência de um grande número de doenças. Ainda, leite materno não foi epidemiologicamente associado à caries. O uso de mamadeira com leite ou suco durante a noite tem grande relação com cárie.
Então!
A recomendação é: iniciar a higiene bucal do bebê após a erupção do primeiro dente! (eu acrescentaria ainda A FRASE: Iniciar a higiene oral do bebê, após a introdução da alimentação complementar, ou erupção do primeiro dente);
>> lembrando que as orientações sobre higiene bucal são de competência do odontopediatra.. como nutri, apenas oriento aos pais dos pacientes, para que ,marquem uma consulta com o odontopediatra!!
E vale um lembrete: Leite materno não é cariogênico (também tem artigo específico sobre este assunto.. mas fica para uma próximo post)!
Para quem tiver interesse: http://www.aapd.org/media/Policies_Guidelines/G_infantOralHealthCare.pdf