Consistência da carne nas papas principais #dicadanutri

 

 

Tenho conversado com muitas mães sobre a questão “introdução alimentar”. e a grande maioria relata uma certa dificuldade quando falamos sobre a carne!

O que eu mais ouço é: “mas a carne não é muito dura pra ele(a)?”

e o que eu mais respondo é: “a carne deve ser introduzida já aos 6 meses de idade, e a consistência será evolída conforme a idade”

Então, hoje resolvi postar esta foto, que traduz como deve ser a consistência da carne a ser oferecida nas papas principais.

Aos 6 meses: bem picadinha, quase esfarelada

Aos 8-9 meses: pedaços menores, “desfiadinha”

Aos 12 meses: o pedaço de carne deve ser servido como é para os adultos, e após cortado no prato (nesta fase a criança deve aceitar a consistência equivalente à dos adultos).

Como fazer: panela de pressão! Pode colocar a carne na panela de pressão, com alho e cebola por exemplo, e deixar cozinhar até que fique bem macia. Alguns legumes e tubérculos com consistência mais endurecida também podem acompanhar a carne, como beterraba, aipim e batata. Ao término da cocção, estarão prontos para serem amassados  e  a carne bem picadinha!

Motivos para não postergar a introdução da carne:

1) a criança precisa ingerir a carne para ter um bom aporte de ferro  e zinco

2) a carne é uma ótima fonte de proteína

3) a textura da carne é mais consistente, e ajuda a estimular a lateralização da língua e a musculatura da face, incentivando a mastigação

4) apenas cozinhar a carne com os outros alimentos não é suficiente para que a criança tenha os nutrientes provenientes da carne

 

carne

 

Ah, vale lembrar que a recomendação da introdução da carne aos 6 meses, no momento da introdução alimentar é válida há algum tempo, e incentivada pelos órgãos competentes, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (2012) e Ministério da Saúde (2010).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s