Hidratação Infantil (Reportagem ZH – Janeiro 2014)

Confira a Reportagem de Vanessa Girardi,  com participação da Nutri Ana Terrazzan 

“Bebeu água?
Tá com sede?
Olha, olha, olha
a água mineral.”

reportagem ZH ana C - jan 2014

É no ritmo da música do Timbalada que os jovens talentos que participarão da seletiva de Tramandaí, dias 11 e 12 de janeiro, do Peneirinha Head and Shoulders, precisam entrar. Grande novidade da segunda edição, meninos que estão férias terão a chance de participar do projeto no Litoral Norte. E na estação mais quente do ano, cuidar da hidratação é essencial.

Um dos primeiros sintomas sentidos pelas crianças que estão expostas ao sol durante o exercício físico é sensação de secura na boca. Trata-se de um indicativo de que o corpo reivindica água. Os pais precisam estar atentos.

– A água é fundamental e o organismo é sábio. Quando ele manda essa informação da boca seca, significa que a pessoa já está precisando de reposição de água – salienta o fisiologista Osvaldo Donizete Siqueira, que é coordenador da preparação física da base do Grêmio e coordenador adjunto do curso de Educação Física da Ulbra.

Independentemente do fato do menino estar acostumado a praticar exercícios físicos ou não, é importante que ele se prepare para ter um desempenho tranquilo durante a seletiva, que ocorrerá entre os dias 11 e 12 de janeiro. Uma semana antes já é necessário fazer um planejamento alimentar e de hiperhidratação – ou seja, maior consumo de líquido, para que, no momento do teste, não haja desidratação.

– As crianças precisam tomar água. É ela que vai manter a hidratação de uma maneira mais adequada no organismo – ressalta a nutricionista Ana Carolina Terrazzan, que é especialista em nutrição materno-infantil, mestre e doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS.

Confira ao lado as dicas de Ana Carolina Terrazzan para que os meninos estejam preparados para entrar em campo com a hidratação em dia.
Como se hidratar para a prova
– Uma semana antes, o menino deve se habituar a tomar uma quantidade maior de água. Cerca de 1,8 litro até 2 litros por dia.

– 24 horas antes da seletiva, o consumo ideal seria de 1,3 litro até 1,5 litro por dia.

– No dia da competição, pelo menos duas horas antes, é indicado que o menino beba até meio litro de água. Para crianças com menos de 41 quilos, uma hora antes do exercício, mais 100 ml. Crianças acima de 41 quilos podem tomar de 180 a 300 ml de água.

– Importante: com a ingestão de mais água, a vontade de urinar vai aumentar. Mas não se preocupe, a sudorese (transpiração) também será maior e haverá perda de líquido pelo suor. Logo, dificilmente o menino terá que abandonar o teste para ir ao banheiro.

Disponível também em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2014/01/beba-agua-liquido-e-essencial-para-o-bem-estar-da-garotada-4378555.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s