Confira três alimentos que devem ser evitados pelas gestantes {Reportagem Blog Barra de Cereal}

Confira três alimentos que devem ser evitados pelas gestantes

Reportagem escrita pela Nutri Ana Terrazzan em 21 de fevereiro de 2014 para o Blog Barra de Cereal da Jornalista Aline MEndes

970373_10151683881257361_2037024576_n
Aline Mendes, Agência RBS

Nesta semana, publiquei aqui no blog dicas de alimentos e nutrientes para as gestantes. Hoje, a nutricionista materno-infantil Ana Carolina Terrazzan, relaciona alguns alimentos que devem ser evitados durante a gravidez.

1- Bebidas isotônicas e termogênicas – São utilizadas por pessoas que praticam atividade física regular, mas devem ser evitadas na gestação. A gestante não vai realizar atividade física de alto impacto, então não terá perdas hídricas exacerbadas que determinem uso de bebida isotônica para reposição.

0082d409

À exceção são as mulheres atletas, que engravidam e seguem a rotina de atividades. Elas devem ser orientadas por profissional que atue na área esportiva e que entenda das peculiaridades do período gestacional.

Já os termogênicos têm como principal função acelerar o metabolismo. Como a gestante, fisiologicamente já tem suas necessidades energéticas aumentadas, não há necessidade, nem indicação para o uso de bebidas ou suplementos termogênicos. Por serem estimulantes, ainda há risco de aumento de pressão arterial e taquicardia.

2 – Whey protein – É o queridinho das academias e fora delas. Estudos estão comprovando a eficácia e os benefícios da sua utilização. Mas não existem estudos conclusivos sobre o uso de whey protein para gestantes. Esta proteína ainda é fundamentalmente utilizada como suplemento alimentar para atletas e pessoas que fazem atividade física intensa e que não conseguem ingerir quantidade adequada de proteína apenas com a alimentação.

Em alguns casos muito específicos, em que a gestante não consiga comer adequadamente por um longo período, pode-se pensar em utilizar o suplemento para atingir a demanda de proteína, sempre com orientação do profissional da área da saúde.

whey2-1024x1024
Foto: Aline Mendes

3- Comida japonesa – Para gestantes, é um assunto muito controverso. Elas estão em um período mais susceptível a infecções e é por este motivo que muitos obstetras e nutricionistas orientam o não consumo de comida japonesa (lembrando que esta recomendação vem junto com outros alimentos como leite cru/ não pasteurizado, carnes mal cozidas, ovos crus e saladas mal higienizadas).

00805134
Foto: Brava Sushi

Tal recomendação se dá pelo fato de que existe uma grande possibilidade de contrair algumas bactérias responsáveis por patologias como:

a) Listeriose – Bactéria presente no solo e na água, podendo ser transmitida principalmente por alimentos mal higienizados, peixes e frutos do mar crus ou mal cozidos e alimentos que entrem em contato com água contaminada.

b) Toxoplasmose – Não é transmitida pela carne do peixe cru propriamente dita, mas há risco de transmissão cruzada, via manipuladores.

c) E a pouco divulgada Diphilobotrium latum ou tênia do peixe – Os consumidores de pescados crus ou mal cozidos constituem a população de risco, pois podem ingerir larvas do parasita se os peixes não tiverem sido devidamente congelados.

Leia na íntegra: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2014/02/21/confira-tres-alimentos-que-devem-ser-evitados-pelas-gestantes/?topo=13,1,1,,,13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s